Projetos

Gás Natural no Amazonas: Estudo Socioeconômico e Ambiental

O IEPUC publicou um estudo sobre o papel do gás natural no Estado do Amazonas. Este estudo traz uma avaliação detalhada dos impactos ambientais, econômicos e sociais da adoção do gás natural no estado.

Este estudo mostra que construção do gasoduto Urucu-Manaus permitiu substituir diesel e óleo combustível por gás natural no Estado, permitindo uma redução de 37% das emissões no segmento da geração elétrica. O estudo estimou que o gás natural permitiu uma redução de custos na matriz energética do Amazonas em comparação com outros combustíveis fósseis de R$ 7,7 bilhões em 2023. O estudo mostra ainda importantes ganhos sociais associados à geração de renda em emprego na região.

Equipe do Estudo:

  • Eloi Fernandez y Fernandez
  • Edmar de Almeida
  • Sergio Castiñeiras
  • Vinicius Pereira
  • Pedro Brun

Patrocinador: TAG - Transportadora Associada de Gás

Download do Estudo

Projeto Planta Piloto de Usina Híbrida (Galp)

P&D&I para investigar o desempenho experimental de novos modelos de Usinas Híbridas com geração própria através de energia solar fotovoltaica (ESFV), geração térmica a diesel, geração térmica a gás natural, eletrolisador e gerador de hidrogênio, cilindros de hidreto metálico para adsorção de hidrogênio e célula a combustível de hidrogênio, com armazenamento de energia em baterias, em uma planta piloto com diversas condições de carga, além de testar a produção e uso de H₂.


Núcleo de Estudo em Transição Energética (KPMG)

Parceria IEPUC / KPMG que promove a integração da universidade com a sociedade e empreende esforços para a Transição Energética e a Descarbonização, através da criação de um Núcleo dedicado ao tema. O Núcleo atua na promoção do conhecimento sobre a transição dos sistemas e mercados energéticos para um contexto de baixo carbono, através de estudos e eventos focados na análise das políticas energéticas, das estratégias empresariais e das inovações tecnológicas voltadas para a aceleração da transição energética.


Novo Projeto Hidrogênio Sustentável (GIZ e CNI)

Novo projeto H₂ GIZ/CNI para impulsionar a transição energética da indústria brasileira, com foco na descarbonização, objetiva fortalecer o ecossistema de hidrogênio verde, desenvolver um ambiente favorável à produção e utilização do hidrogênio verde, incluindo a criação de políticas públicas, a realização de pesquisas e a formação de mão de obra qualificada. Além de disseminar conhecimento oferecendo informações e ferramentas para que empresas e instituições possam implementar projetos de hidrogênio verde, como o Observatório de Hidrogênio Sustentável da CNI. O projeto possibilita a colaboração entre os diferentes atores envolvidos na cadeia de valor do hidrogênio verde, como empresas, universidades, governos e sociedade civil.


Estudo Nova Modelagem de Leilões de Petróleo da União: Aspectos regulatórios e técnicos (PLANNER)

O objetivo do estudo é identificar e avaliar oportunidades de aprimoramento da comercialização do óleo lucro da União por parte da PPSA.


Estudo Descarbonização da Mobilidade Urbana (MetroRio)

Estudo para identificar e avaliar políticas e estratégias para descarbonização da mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro com foco na otimização do sistema de transportes e do Metrô.


Projeto Perspectivas para o Gás na Amazônia (TAG)

Projeto de pesquisa sobre as perspectivas para o gás natural no Estado do Amazonas. Estudo que busca identificar os impactos econômicos, ambientais e sociais do desenvolvimento do gás no Estado e as perspectivas para a sustentabilidade desta indústria nas próximas décadas.


Desenvolvimento Sustentável em Cidades (cooperação IEPUC / ONU-Habitat / Prefeitura do Rio de Janeiro)

A cooperação motivou a organização do Seminário ENERCITY. Contando com a parceria KPMG, o evento teve duas edições, 2024 e 2025. Trata-se de um seminário que busca reunir stakeholders envolvidos com questões energéticas nas cidades. O evento visa articular a linha de pesquisa de Transição Energética nas cidades e buscar colaborações com o mercado, e entrou na agenda anual de eventos do IEPUC.


Projeto ICARUS (Galp)

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) de uma solução de usina híbrida para geração de energia elétrica utilizando Energia Solar Fotovoltaica (ESFV) e outras fontes viáveis com potencial para transição energética sustentável.


Publicação do livro: O sol vai voltar amanhã – um espectro de análises sobre a energia fotovoltaica

Resultado do Projeto SOLAR (P&D executado em cooperação com a Galp), a obra tem como objetivo apresentar o cenário do setor de energia fotovoltaica no Brasil, além de aprimorar e qualificar o debate para diferentes setores da sociedade do mercado de energia solar. Apresenta as principais tecnologias e inclui análises sobre impactos regulatórios, sociais e ambientais. Publicado em 2020 pela Lexikon Editora.


Projeto SOLAR (Galp)

Pesquisa e Desenvolvimento de nova metodologia para avaliação de potencial de geração de energia solar fotovoltaica e novos usos da tecnologia no Brasil.


Projeto INTEGRA GN 02 (Abemi, Abiquim, Abegás, Alfacer, CNT, TGBC, FIRJAN, FIEB, TGBC e ONIP)

Estudo com o objetivo de apontar gargalos que impactam na disponibilização do gás natural em quantidades suficientes e a preço competitivo para viabilizar projetos de produção de fertilizantes nitrogenados no Brasil, bem como para a indústria química em geral, além de apontar proposta de soluções para estes gargalos.


Projeto INTEGRA GN 01 (IBP / Abraget)

Estudo da Integração dos sistemas elétricos e de Gás Natural (GN) no Brasil através da inserção de térmicas a gás natural na matriz elétrica brasileira, que a partir de cenários de produção e demanda de GN e Energia Elétrica (EE), possam atribuir o valor do GN na otimização da matriz elétrica.


Observatório Hidrogênio Sustentável (GIZ/CNI)

Estruturação e desenvolvimento de conteúdo para um portal da Indústria sobre hidrogênio sustentável, para prover a indústria brasileira com informações sobre a produção, transporte, distribuição e uso do hidrogênio na indústria como estratégia de descarbonização.


Eólica Offshore no Brasil (CNI)

Estudo sobre oportunidades e Desafios para a Produção de Hidrogênio Verde a partir da Geração Eólica Offshore no Brasil.


Hidrogênio Sustentável: perspectivas e potencial para a indústria brasileira (CNI)

Estudo preparado para a CNI, que apresenta um mapeamento e a avaliação de políticas, iniciativas e programas de hidrogênio sustentável em desenvolvimento, nos âmbitos nacional e internacional, com foco no hidrogênio verde (H₂ V). O trabalho avaliou, em especial, as iniciativas de inserção do hidrogênio sustentável no setor industrial.


Intertec II (PETROBRAS)

Ampliação do Conhecimento e Capacitação Técnica da Rede de Empresas Brasileiras Fornecedoras do Setor de O&G Frente à Normalização Técnica Internacional - Relacionamento com a Rede de Fornecedores.


InterTec I (GALP)

Ampliação do Conhecimento e Capacitação Técnica da rede de empresas Brasileiras fornecedoras do setor O&G frente a Normalização Técnica Internacional: Diagnóstico de Barreiras e Impactos e promoção Internacional.


2ª Edição Revisada do Dicionário de Exploração e Produção de Petróleo em Língua Portuguesa (PETROBRAS / PARTEX / GALP / ENH / IBP)

Desenvolvimento da Edição Revisada do Dicionário de E&P em língua portuguesa lançado em 2018 pela Editora Lexikon, coordenado por Eloi Fernández y Fernández, Oswaldo A. Pedrosa e António C. Pinho, com direitos para PUC-Rio. ISBN 978-85-8300-090-7.


Balanço Energético do Estado do Rio de Janeiro 2009 (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro)

Atualização e aperfeiçoamento da base de dados, com ênfase na harmonização de metodologias e correção de séries históricas dos Balanços elaborados nos períodos de 1980-1999 e 2000-2005, de modo a padronizar a série histórica completa e torná-la compatível com os dados do Balanço energético Nacional. Inclui ainda, a descrição das principais características do sistema energético estadual e uma análise sucinta da evolução do consumo de energia por fontes, setores e regiões de planejamento.


Método de Gestão de Ativos Intangíveis no Setor Petróleo (PETROBRAS)

Desenvolvimento de um Método para Avaliação e Valoração dos Ativos Intangíveis, aplicável a qualquer organização e especificação de metodologia para Gestão desses Ativos na Petrobras.


Dicionário de Exploração e Produção de Petróleo em Língua Portuguesa (PETROBRAS / IBP / PARTEX / SONANGOL)

Projeto de Desenvolvimento do Dicionário do Setor de Petróleo, Exploração e Produção, numa colaboração Brasil/Portugal/Angola, com a participação de profissionais da área para criação de uma obra de referência.